Os meses mais frios do ano são também os mais propensos a gripes e constipações. Para não cair de cama com febre, a prevenção é o melhor remédio. Veja o que deve fazer para se proteger.

Ano após ano, a história repete-se. As temperaturas descem, o frio, o vento e a chuva tornam-se constantes, os vírus atacam em força e milhares de pessoas vão parar à cama. Gripes, constipações e infeções respiratórias são apenas algumas das consequências desta conjuntura que lhes é particularmente propícia. Existem, contudo, comportamentos preventivas que deve adotar.

1. Saia de casa

Fechar-se em casa no inverno é um erro. Embora se admita que a mucosa respiratória se torne mais suscetível à entrada de vírus e bactérias em ambientes frios e húmidos, o principal risco está no interior das habitações, onde a probabilidade de transmissão de infeções respiratórias, por via inalatória, de pessoa a pessoa ou através de gotículas transmitidas através das mãos, é maior.

Além disso, só por si, o contacto com a natureza ajuda a regular o sistema imunitário, como confirmam inúmeros estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos ao longo das últimas décadas.

2. Respire pelo nariz e não pela boca

As narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar, ajudando a prevenir as infeções respiratórias. No dia a dia, procure, assim, respirar pelo nariz em vez de o fazer pela boca.

3. Durma bem

O ideal são sete a oito horas por noite. Pode não lhe parecer importante para a prevenção de gripes e constipações, mas é, uma vez que é durante o repouso noturno que se dá a recuperação das células imunitárias.

4. Hidrate-se convenientemente

As infusões e os chás ajudam a mantermo-nos quentes, contribuem para uma maior fluidez das secreções e para uma expulsão mais eficaz dos microrganismos. Além disso, deve também procurar ingerir, pelo menos, um litro de água diariamente.

5. Coma sopa

Para se alimentar de forma mais saudável neste período, inicie sempre uma refeição com uma sopa. Com abundante variedade de legumes coloridos e produtos hortícolas, as sopas são excelentes fontes de nutrientes protetores, como a vitamina C.

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