Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick publica hoje um estudo no boletim Molecular Autism em que refere ter encontrado uma relação entre as doenças do…

CANCRO DO PÂNCREAS: ESTEJA ATENTO A ESTES 10 SINAIS QUE CONSIDERA BANAIS O cancro do pâncreas é o 12.º mais comum no mundo, sendo a oitava causa de morte nos homens e a nona nas mulheres. Apesar de raro, regista a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os cancros. Um artigo do médico Hélder…

Mas “dois terços da população não conhecem os sintomas”, alertam médicos Os sintomas do enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco) são hoje mais conhecidos da população portuguesa, segundo um inquérito em que 95% dos 1.044 inquiridos associaram a “dor no peito” a esta doença. Iniciativa do movimento Stent for Life, que visa salvar vidas através…

 No dia em que é conhecido mais um estudo que revela que quase um terço dos portugueses com mais de 15 anos ingere refrigerantes, a Ordem dos Nutricionistas volta a reforçar a urgência da criação de programas de literacia alimentar. Apesar de se congratular com o imposto já aplicado sobre as bebidas açucaradas, a Ordem…

 Estudo na revista Nature mostra que biomarcadores no plasma sanguíneo podem prever a deposição de beta-amilóide no cérebro – a primeira assinatura patológica da doença de Alzheimer. Investigadores do Japão e da Austrália anunciaram que fizeram progressos importantes no desenvolvimento de uma análise ao sangue que poderá, no futuro, ajudar os médicos a detectar quem vai sofrer…

Uma equipa liderada pela Universidade do Minho demonstrou que medicamentos usados no combate ao carcinoma da mama também são “extremamente eficazes” na redução da agressividade do cancro do colo do útero, propondo uma “terapia combinada”. Este tipo de cancro representa 8% das mortes associadas a doenças oncológicas. A Universidade do Minho (UMinho) explica que a nova…

 Apenas 6% da população em Portugal procura uma avaliação auditiva periódica, revelam os resultados do primeiro “Estudo de Hábitos de Tratamento Auditivo em Portugal” desenvolvido pela Gaes – Centros Auditivos. Quase metade dos inquiridos nunca fizeram uma avaliação auditiva, nem sequer com o seu médico de família, e só 49% dos indivíduos tem consciência de…

 Utentes dos hospitais públicos chegam a esperar mais de dois anos por uma primeira consulta prioritária de oftalmologia e um ano e meio por uma de pneumologia, segundo indicadores que constam do portal do Serviço Nacional de Saúde. Hoje, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) veio denunciar que mais de metade dos hospitais públicos portugueses…

Se encontrar um erro, por favor contacte: webmaster