“Ser saudável é uma escolha que precisa ser confirmada várias vezes por dia.”

— Ali

A Imagiologia é a especialidade da medicina que permite a obtenção de imagens do interior do corpo humano, utilizando diferentes métodos.

A imagiologia desempenha um papel central no processo de cuidados de saúde na comunicação médica, educação, investigação e diagnóstico.
Com técnicas de imagem cada vez mais sofisticados que não só mostrar a estrutura do corpo em detalhe, como também a função dos tecidos dentro do corpo.
Embora existam muitos tipos de equipamento de imagem, as diferentes modalidades de imagem adquiridas de forma analógica ou digital.

Técnicas de Imagiologia

  • Bruna Oliveira

    Bruna Oliveira

        Técnica de Imagiologia
  • Margarida Freire

    Margarida Freire

        Técnica de Imagiologia

Ecografias

Meio de diagnóstico, não invasivo, que permite a visualização dos orgãos internos através das imagens geradas por ultrassons. Não provoca dor nem tem efeitos secundários conhecidos.

– Glândulas salivares – Ginecológica supra-púbica
– Tiróide – Vesical
– Cervical – Obstétrica
– Mamária – Prostática supra-púbica
– Abdominal – Prostática endocavitária
– Renal – Escrotal
– Ginecológica endocavitária – Partes Moles

Densitometria Óssea

Exame radiológico, de baixa radiação, que permite medir a densidade óssea e diagnosticar a osteoporose.

– Coluna Lombar

– Colo do Fémur

– Punho.

Mamografia

A mamografia ou mastografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

O Exame é realizado em equipamento que utiliza fonte de raio-x para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

Ortopantomografia e Cefalometria

A Ortopantomografia é uma técnica radiológica que representa numa só película, uma imagem panorâmica dos maxilares, mandíbula e dos dentes, e portanto utilidade primordial nos estudos de medicina dentária

A Cefalometria é a ciência que, metodologicamente, estuda as dimensões das estruturas do crânio e da face. Em odontologia, refere-se a certa combinação de medidas angulares e lineares, laterais e frontais do complexo craniofacial e estrutura dentária. É utilizada para avaliar o crescimento e o desenvolvimento, bem como auxiliar imensamente na determinação da resposta ao tratamento.

Radiografia Digital

Exames de diagnóstico que utiliza raios-x para visualizar os ossos e órgãos internos.

– Membros superiores e inferiores
– Tórax
– Coluna e grade costal
– Crânio e cabeça
– Abdómen
– Extra-longo com medições