Um estudo do grupo farmacêutico suíço Novartis sobre glaucoma revela que 85% da população tem medo de perder a visão, mas apenas 33% faz rastreios regulares.

A maioria das pessoas (54%) não está familiarizada com o glaucoma. A doença é a principal causa de cegueira no mundo, afetando aproximadamente 60 milhões de pessoas.

As conclusões são de um estudo internacional divulgado no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma que se assinalou de 12 a 18 de março.

“O glaucoma é muitas vezes subdiagnosticado porque não apresenta sintomas e vai-se agravando com o tempo, podendo levar à perda total de visão2. Contudo, se diagnosticada precocemente, a doença pode ser controlada”, explica a Novartis em comunicado.

O estudo revela que 87% dos entrevistados acredita que os exames oftalmológicos regulares são importantes, mas apenas 33% afirma visitar o oftalmologista anualmente. “Prevê-se que o fardo do glaucoma a nível mundial aumente nos próximos anos, atingindo 76 milhões de pessoas, até 2020”, acrescenta a nota de imprensa.

Ler na fonte
CategoryNews
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Se encontrar um erro, por favor contacte: webmaster