Estes hábitos podem prejudicar a sua saúde

Estes hábitos podem prejudicar a sua saúde

Entre as coisas mais simples que costuma fazer no dia a dia, existem alguns hábitos que podem tornar-se muito prejudiciais para a sua saúde.

Existem alguns hábitos do dia-a-dia que pensamos ser os mais seguros para a nossa saúde e por isso, continuamos a repeti-los por longos e longos anos. Hoje em dia, e com a preocupação de nos tornarmos pessoas mais saudáveis, é necessário começar a prestar mais atenção a estes. Descubra quais os hábitos comuns que pensamos ser inofensivos, mas que na verdade podem ser prejudiciais para a sua saúde.

TÁBUA DE CORTE

Praticamente presente em todas as cozinhas, as tábuas de corte de madeira são um item indispensável, mas sabia que elas são um poço de bactérias?! A verdade é que estas podem conter até 200 vezes mais bactérias, do que a sua sanita. O ideal é que separe os alimentos, ou seja, não utilize a mesma tábua para cortar vegetais e carne e assim irá conseguir evitar a contaminação de bactérias.

LOIÇA NO LAVATÓRIO

Quem nunca deixou loiça por lavar no lavatório da cozinha, que se acuse? Embora seja um hábito bastante comum, a verdade é que este é perfeito para a acumulação de bactérias. Para as evitar, deve manter o local sempre limpo e higienizado, principalmente depois de retirar a loiça suja e os restos de comida presentes.

DESCONGELAR ALIMENTOS

A forma mais usual de descongelar os alimentos é retirá-los do congelador e deixar à temperatura ambiente, mas isso não é a forma mais segura de o fazer. Os alimentos congelados devem ser colocados no frigorífico, para que não fiquem contaminados com bactérias.

SACOS DE TECIDO PARA COMPRAS

Os sacos de tecido são ótimos para se começar a reduzir a utilização dos sacos de plásticos, mas por outro lado conseguem ser mais prejudiciais. Isto acontece porque a acumulação de bactérias acaba por ser maior, porque existe uma mistura dos alimentos. Se pretender no entanto, optar por estes, saiba que após cada utilização, eles devem ser lavados e higienizados.

LAVAR AS MÃOS

Para algumas pessoas, a água quente é sinónimo de uma higiene mais profunda e por isso, optam por lavar as mãos com esta. Neste caso, não é a água quente que reduz as bactérias, mas sim o tempo que demora a lavar as mãos, ou seja, se lavar as mãos apenas por cinco segundos isso não vai fazer com que as bactérias sejam eliminadas, mas se o fizer por trinta, vai matar a maioria deles. Em relação à tempera da água, não faz diferença ser quente ou fria.

ROUPA DE ESTAÇÕES

Embora possa ser mais fácil lavar a roupa de inverno no verão por causa das temperaturas, isso não é o mais aconselhado, principalmente quando se trata de cachecóis e gorros, que geralmente são os que tem mais acumulação de bactérias. O ideal é lavar estes de duas em duas semanas, sempre que possível.

MÁQUINA DE CAFÉ

Se em casa ou no escritório tem uma máquina de café que tem um reservatório para a água, deve ter em atenção a limpeza deste, isto porque é bastante fácil contrair bactérias. O ideal é que lave o reservatório com água quente e também com detergente, sempre que o for utilizar e também depois de o fazer.

EXERCÍCIO COM MAQUILHAGEM

Com a falta de tempo que existe hoje em dia, é bastante frequente que as idas ao ginásio ocorram durante a hora de almoço do trabalho ou logo assim que sai dele. Se este é o seu caso, saiba que nunca mas nunca, deve fazer exercício com maquilhagem, porque durante este a sua pele vai respirar e eliminar as toxinas presentes e se estiver maquilhada, isso vai fazer com que os poros fiquem obstruídos e possa surgir o aparecimento de algumas doenças.

TELEMÓVEL NA MALA

A mala de uma mulher é sem dúvida um mundo no seu interior. Dependendo do tamanho, não existe nada que não faça falta lá dentro e por vezes, isso pode fazer com que exista mesmo um pouco de tudo lá dentro, como por exemplo chaves, maquilhagem, comida, roupa, carteira e até mesmo o telemóvel. O facto de elas conterem isto tudo, indica uma elevada propagação de bactérias presentes e isso acaba por contaminar o seu telemóvel e posteriormente a sua pele. O indicado é que o mantenha no bolso ou numa bolsa própria, até porque, não se esqueça que os telemóveis conseguem ser mais sujos do que o assento da sua sanita.

SECADOR DE MÃOS

É bastante frequente o uso do secador de mãos na maior parte dos centros comerciais ou até mesmo em vários estabelecimentos e isso porque, se pensa que estes são os mais higiénicos. A verdade é que estes são totalmente o oposto e isso deve-se à acumulação de bactérias, que depois são espalhadas pelo ar e que acabam por contaminar o ar que respira, os seus pulmões e ainda a sua roupa.

Agora que já sabe quais são os hábitos que deve alterar, não se demore a fazê-lo e proteja ainda mais a sua saúde.

fonte…

Close Menu